domingo, 6 de fevereiro de 2011

Domingo dia de ir á missa

Hoje é domingo, o primeiro dia da semana, e dia de ir á missa, de preferência de saltos altos, que o Nosso Senhor gosta de coisas bonitas.
Porque tinha amigos para almoçar, fomos a outra paróquia onde a missa é celebrada mais cedo. Enganámo-nos no horário, aproveitamos a meia hora disponível para tomar um cafezinho e dar duas de conversa.
Quando entrámos na capela achámos estranho a quantidade de lugares vazios numa capelinha tão pequenina e num local onde os moradores são tão bairristas.
Além de um coro de idosos, a assembleia era constituída também por uma substancial maioria idosos e a massa jovem resumia-se a cinco “gatos-pingados” que destoavam do conjunto.
Logo hoje que estávamos com pressa, o sacerdote resolveu dar uma sessão catequética sobre a Eucaristia antes de começar a celebrar. Como se não bastasse, o senhor tinha um tique que consistia em ajustar o aparelho vocal a cada duas frases que proferia, de forma irritante, pouco discreta e ampliada pelo sistema de altifalante da capela.
Não cheguei a perceber qual era o objectivo de tal lição de catequese.
Teria sido para ele próprio se recordar de cada passo do ritual da Eucaristia, ou ter-se-ia esquecido dos óculos em casa e viu crianças na assembleia em vez de idosos?
Ao fim de 15min a missa ainda não tinha iniciado e eu já estava com os cabelos em pé.

Foi um suplício.

Percebi então porque é que a capela estava tão vazia, é que com sacerdotes como o de hoje o melhor a fazer é ir “ouvir pregar noutra freguesia…”

No entanto não posso deixar de referir que ser o sal da vida e a luz do mundo, na vida e no mundo de hoje é mais importante e tão bonito quanto usar uns saltos altos e acessórios a condizer.
___
Publicada por saltos altos, acessórios e trabalho

Sem comentários: